A minha Lista de blogues

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fernando Pessoa, adivinho

O Parque dos Poetas, em Oeiras, presta uma justa e bonita homenagem aos poetas portugueses. Nesta primeira fase, estão ali expostas 20 esculturas de poetas do Séc. XX.

Um dos poetas homenageados, como não podia deixar de ser, é Fernando Pessoa.

Lamentavelmente, a estátua do poeta encontra-se vandalizada. Nem morto, o poeta deixa de levar porrada.

Até parece que já o adivinhava, quando, escondido na máscara do Álvaro de Campos, escreveu:

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus companheiros têm sido campeões em tudo
….Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenha calado, tenho sido mais ridículo ainda;
….

Álvaro de Campos (excerto de “Poema em Linha Recta”)

2 comentários:

  1. Gosto deste poema do Álvaro de Campos e continuo a achar que tens um blog muito bem elaborado e com temas criteriosamente escolhidos.Qualidade não lhes falta.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, João, pelo teu comentário. Não é possível não gostar de Fernando Pessoa, que foi um extraordinário poeta e, ainda, um extraordinário escritor de ficção, como se vê pelo seu “Livro do Desassossego” que ele escreveu atrás da máscara do Bernardo Soares.

    ResponderEliminar