A minha Lista de blogues

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

D. João V, o "Mãos-Largas"


Visitei, há dois dias, a Igreja de São Roque, assim como o Museu de São Roque, instalado no edifício contíguo. Ambos apresentam aos visitantes um acervo valiosíssimo.

A igreja de São Roque foi construída em conformidade com as orientações da Companhia de Jesus e com as recomendações litúrgicas do Concílio de Trento. De planta rectangular, é composta por uma só nave, uma capela-mor pouco profunda e oito capelas laterais.

Haveria muito para falar do que vi, mas gostaria de destacar apenas a Capela de São João Baptista, uma das oito capelas laterais da Igreja de São Roque, que o magnânimo D. João V encomendou em Itália.

Projectada pelos arquitectos italianos Luigi Vanvitelli e Nicola Solvi sob supervisão do arquitecto régio, Frederico Ludovice, foi inaugurada em 1752.

Destaca-se das restantes capelas da igreja pela utilização, na sua decoração, de materiais de jaspe e bronze, de mosaico e mármore.

Em frente, um quadro a óleo mostra-nos o baptismo de Cristo por São João Baptista, o santo que pregava no deserto e comia gafanhotos. Vida bem austera a deste santo, em oposição a tamanha riqueza que agora o rodeia.

D. João V tinha muito dinheiro para gastar, como se conclui da resposta que deu quando lhe foram dizer que um carrilhão para o Convento de Mafra custava a astronómica quantia de quatrocentos mil réis: «Não pensava que era tão barato; quero dois».

Mas vale mesmo a pena visitar. A Igreja de São Roque, considerada um monumento impar no contexto da arquitectura portuguesa, foi classificada como Monumento Nacional em 1910.

2 comentários:

  1. O teu texto vem reavivar o meu já antigo propósito de visitar esta Igreja e respectivo Museu, de que tenho ouvido rasgados elogios ao longo dos anos, tal como os que aqui teces. Um dia destes é isso que vou fazer.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Zé Luís, pelo teu comentário. Quando te for possível, não percas, tanto mais que tem muita Arte Oriental, que tu deves apreciar em especial. A Igreja de São Roque está ligada, umbilicalmente, à Companhia de Jesus, a qual, como se sabe, se distinguiu pela forma como desenvolveu a sua acção missionária no Oriente português.

    ResponderEliminar