A minha Lista de blogues

sábado, 21 de abril de 2012

A minha peregrinação a Évora

Na Quarta-Feira passada (dia 18) peregrinei até Évora, com os meus amigos dos livros, para fazer o percurso da Aparição do Vergílio Ferreira. Fomos acompanhados por um guia que o Turismo de Évora disponibilizou.
A peregrinação começou na praça famosa do Giraldo, aquele cavaleiro salteador ou salteador cavaleiro que, para Afonso Henriques lhe perdoar os crimes, se determinou a conquistar esta cidade. Entrámos no Café Arcada, mas o Dr. Moura faltou ao encontro marcado. Certamente, tomava conta dos seus doentes. Tem um Deus para lhe tomar conta da vida e da morte. Logo ali ao lado, à esquina, parada no tempo, a montra da livraria do Nazareth. Depois, penetrámos na cidade, enredada de ruas, semeada de ruínas, de arcos partidos, nichos de santos, janelas góticas. Subimos a Rua da Selaria, agora sem a praga das carroças atroando a cidade. Perto do nicho do Senhor dos Terramotos, ao alto, o cão cansou-se da espera do osso da janela lá de cima. Depois, o Largo do Templo de Diana. Nas colunas solitárias pareceu-me ouvir um murmúrio antigo de uma floresta imóvel. O zimbório da Sé lá estava, mas não brilhava. À direita, ao chegar ao Largo, está o Museu. Espreitei mas a Sofia e o Alberto Soares já haviam saído. Ao pé do Templo de Diana, está a Biblioteca, mas, nesse dia, não havia aula de português. Não entrámos na Sé. Ana, estás aí dentro, tenho a certeza, encontraste finalmente o caminho que dá sentido à tua vida. Ergui os olhos para a massa escura da catedral, o alinhamento dos contrafortes, a renda da corda, lavrada a mãos grossas, pelas rosáceas, pelas ameias, a ascensão, até às flechas, de uma força entroncada, vinda do fundo da terra, escorrendo ainda o negrume de raízes…e os Apóstolos da Sé, à entrada, são magníficos. Depois, descemos as ruas apressadas e oblíquas, descobrindo, finalmente, o edifício da Universidade de Évora, o antigo liceu.
Procurei o bom reitor do liceu, que não encontrei. Também não dei pela presença do cão. Sobre um pequeno lago, ergue-se uma taça de mármore, onde os pombos vêm (ou vinham?) beber água. Aí tirámos a fotografia da praxe.

Saímos e vamos pela Rua do Colégio. Há uma casa à direita, ao alto de um jardim, com uma fachada de azulejos azuis. Uma outra casa adiante, com um brasão, abre-se de arcarias, num jardim traçado pela curva da rua. A guia levou-nos até ao Largo das Portas de Moura, mas não me levou à Rua da Mesquita, à casa onde viveu Vergílio Ferreira. Vimos a janela de Garcia de Resende e percorremos a Rua dos Infantes, que, desta vez, não estava embaraçada de peões. Do alto de uma janela, vem um som do princípio do mundo. Cristina toca uma música celestial. É para mim uma aparição. Oh, Cristina! E que estarás tu tocando? Bach? Beethoven? Mozart? Chopin? Não sei. Descemos agora pela Travessa da Caraça. À igreja de São Francisco chegámos quase sem forças. Passeámos pela grande nave, admirámos as pinturas atribuídas a Garcia Fernandes. Embora não fazendo parte do percurso vergiliano, entrámos na Capela dos Ossos. Visita mais apropriada para uma Quarta-Feira de Cinzas. Saímos deprimidos. Estes franciscanos, tanta canseira, para nos obrigarem a pensar por breves momentos. O milagre da vida, em face da inverossimilhança da morte. Perto, fica a casa do Chico, um tipo com um ar dominador de pugilista, com quem tenho um combate a travar, mas hoje não. O último local da viagem é o Jardim Público, junto ao busto da Florbela Espanca, ali desde 1949, da autoria do escultor Diogo de Macedo.
Através dos túneis de sombra, entrevejo Alberto Soares: «Sento-me, reconciliado, nos bancos de azulejos, fechados em recantos clandestinos, vou visitar Florbela, olho-a de um banco de madeira que lhe fica em frente, medito com ela. É uma cabeça calma, triste e majestosa. Banha-se de grandeza e gravidade desde a fronte cansada, que verga sobre as mãos em repouso, até às espáduas largas, em que o pescoço se espraia. Sinto que ela prevaleceu sobre a melancolia dos séculos e que chegou até nós para nos dar testemunho. Não está bem ali, rodeada de lirismo. E imagino-a num limite da cidade, frente à planície deserta, num alto pedestal tocando os astros…»
Finalmente, o encontro com Florbela. Interrompemos a sua meditação com a nossa poesia. Até eu, coitado, ousei dizer o poema “Alma Perdida”.  Momento há muito esperado.

Por sugestão do guia, fomos terminar a peregrinação numa pastelaria afamada na cidade. Havia que descansar e retemperar forças antes de iniciar o regresso. Então, ao aproximar-me da pastelaria, vi, ao longe, o antigo edifício do Regimento de Infantaria 16 de Évora. Larguei os meus companheiros de jornada e aproximei-me com os mesmos medos de há 40 anos. Lentamente, o casarão foi rodando com a curva da rua, espiando-me do alto da sua quietude lôbrega. Entrei de supetão e veio ao meu encontro um missionário. Contei a minha história. O comandante, o louco Zé Pinheiro, não estava. Estará em nova comissão de serviço? Posso tirar uma fotografia? Só lá fora, respondeu o missionário do quartel. Eu pedi uma história quente, mas serviram-me uma recordação fria.
Juntei-me aos meus amigos, para iniciar o regresso a casa. Tinha encontro marcado com tanta gente, mas faltaram todos. No regresso, nas algibeiras, só recordações. Raiva. No tempo, há 40 anos, quando vim a esta cidade branca pela primeira vez, eu era feliz e ninguém estava morto.

8 comentários:

  1. Gostei da tua descrição desta visita a Évora. Já tínhamos também comentado o episódio da visita ao RI 16 e a falta de memória da actual geração.

    ResponderEliminar
  2. Assim é. Obrigado pelo comentário, Zé Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLHA,QUIM VOU SER MUITO SINCERO.
      NÃO É QUALQUER CICERONE QUE FAZ UMA DESCRIÇÃO TÃO EXPLÍCITA.QUEM CONHECE A CIDADE, REVÊ-SE PERFEITAMENTE NA DESCRIÇÃO E QUEM NÃO CONHECE, FICA COM UMA ELUCUDATIVA DESCRIÇÃO.MUITO BEM, MEMO.

      Eliminar
  3. Devo confessar que não esperava um comentário assim. Isto porque me apeteceu escrever sobre a minha peregrinação de forma muito intimista e com muitas referências ao livro que nos levou a Évora. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Que pena eu nessa altura ainda não pertencer ao GL, teria gostado dessa visita a Évora.
    Conheço a cidade mas gostei de "vê-la" pelos teus olhos e pelos do Vergílio, que te inspirou.
    Muito bem escrito, como sempre.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu, pelas tuas palavras simpáticas, gentis, como sempre.
      Que pena não estares já no GL. Irias adorar, tenho a certeza.

      Eliminar
  5. Olá Joaquim como vai? Verifiquei que este comentário já não é actual, mas só hoje o li, pois andava pesquisando sobre Vergílio Ferreira e deparei com este magnífico texto. Só depois de o ter lido soube quem era o autor e dou-lhe os meus parabéns pela maravilhosa descrição. Eu este ano voltei ao clube de leitura, mas confesso que precisava de mais e não só limitarmo-nos à simples leitura o que acho pouco, embora eu faça as minhas pesquisas elas ficam quase só para mim pois já percebi que lá não encontram eco. O Joaquim, em minha opinião, faz lá muita falta. Um beijinho e tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
  6. Olá São, é também uma grande surpresa este nosso (re)encontro no meu AlegriaBreve. Agradeço-lhe muito as suas palavras simpáticas. Já tem uns aninhos esta minha “peregrinação” a Évora em busca das personagens do romance do VF e do tempo que lá perdi em tempo de guerra.
    Sobre a minha saída do GL da USMMA gostaria de ter oportunidade de falar dessa experiencia com mais tempo e espaço. A falta dos amigos que lá arranjei isso sim penalizou-me muito.
    Beijinho.

    ResponderEliminar