A minha Lista de blogues

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Caim segundo José Saramago

Por razões de agenda do meu Grupo de Leitura, revisitei o livro “Caim”, do José Saramago, que eu havia lido em Outubro de 2010, aquando da sua publicação.

Para já, deixo aqui um resumo dos 13 capítulos e voltarei a falar dele, após a discussão a realizar brevemente no seio do Grupo de Leitura.

Capitulo 1. Jardim do Éden. Adão e Eva. O pecado original. Expulsão de Adão e Eva do jardim do éden (Gn.3) Fora do jardim, a terra era árida e inóspita. Filhos: Caim, primeiro, Abel, depois. Set, o terceiro filho, só virá ao mundo 130 anos depois. Caim foi lavrador, Abel pastor (Gn 4).

Capítulo 2. Adão e Eva estão agora fora do paraíso. A primeira casa é uma caverna. Eva tenta entrar no Éden, para buscar comida. O anjo Azael simpatiza com Eva e dá-lhe comida. Adão e Eva encontram uma caravana, na qual se integram.

Capítulo 3. Adão e Eva, integrados na caravana, iniciam-se no cultivo da terra. A distribuição da mão-de-obra doméstica era harmoniosa, até ao dia das oferendas a Deus. Abel ofereceu um cordeiro, Caim produtos da terra. Deus aceitou a oferenda de Caim, mas rejeitou a de Abel. Despeitado, Caim mata Abel com golpes de uma queixada de jumento. Que fizeste com teu irmão Abel? Perguntou o Senhor. Pagarás pelo que fizeste, Andarás errante e perdido. Porei um sinal na tua testa, ninguém te fará mal. Este é o sinal da tua condenação (Gn.4).

Capítulo 4. Caim inicia a sua viagem errática pelo mundo. Encontra um velho que leva duas ovelhas atadas por um baraço. Chega à região de Nod. Arranja emprego como pisador de barro. A senhora desta terra é Lilith, que é casada com Noah. Caim é conduzido ao palácio. Lilith seduz Caim.

Capítulo 5. Caim passa os dias na cama de Litlth, insaciável. Noah projecta matá-los, por vingança. Num passeio, Caim é atacado. No instante do ataque, a arma transforma-se em cobra. Lilith quer que Caim mate Noah, mas recusa. Lilith fica grávida. São mortos os potenciais (frustrados) assassinos de Caim. Lilith e Caim dormem juntos pela última vez.

Capítulo 6. Caim deixa o palácio de LIlith. Encontrará Caim, de novo, o velho com as duas ovelhas? Quem é esta personagem? Interroga-se Caim, em cima do seu jumento. Caim encontra agora uma paisagem cheia de árvores e água, bem diferente da árida Terra de Nod. Sacrifício de Isaac (Gn 22). Caim que segura o braço de Abraão quando este se preparava para imolar o filho. Um Senhor tão cruel como Baal, que devora os filhos? Prosseguindo a sua viagem errática, Caim avista ao longe uma torre altíssima com a forma de um cone. Torre de Babel (Gn 11). O objecto daquela gente era construir uma torre que chegasse ao céu. Para que? Ficarem famosos, respondeu um deles. Porém, a construção estava parada. Porquê? O Senhor não gostou. Trocou todas as línguas e eles deixaram de se entender. E assim a obra não vai avante. A torre veio desmoronar-se como um castelo de cartas, após um sopro do Senhor. O Senhor é egoísta ao ponto de fazer desaparecer a torre? “A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus, nem ele nos entende, nem nós o entendemos a ele”.

Capítulo 7. Caim reencontra Abraão. Ele tem o condão de viajar no tempo (ir ao futuro e ao passado). Neste tempo, Abraão só tem ainda um filho, de nome Ismael, gerado pela escrava Agar. Um dos convidados para a tenda de Abraão comunica a este que para que vem a sua mulher Sara, não obstante a sua idade avançada, terá um filho. E teve, e chamar-se o já nosso conhecido Isaac (Gn. 18). Prosseguindo a sua viagem errática. Caim assiste ao diálogo entre Deus e Abraão. Este pede ao Senhor para poupar as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn. 19) à destruição, que tinham caído em pecado. O leilão terminou nos 10 justos. Abraão voltou para a sua tenda, mas volta à cidade para se encontrar com o seu sobrinho Lot. Na manhã do dia seguinte, aconselham Lot a levar dali para fora a sua mulher e as duas filhas, para não serem apanhadas pelo castigo da cidade. Porém, Lot pediu para ficar numa aldeia perto, chamada Zoar, em vez de irem para a montanha. Foram autorizados a fazê-lo, mas com a condição de não olharem para trás. Então, caiu enxofre e fogo sobre Sodoma e sobre Gomorra, só restando cinzas e corpos carbonizados. Na retirada da família de Lot, a mulher deste olhou para trás, desobedecendo à ordem recebida, ficou transformada numa estátua de sal. E as crianças Senhor?

Capítulo 8. Caim caminha agora no deserto do Sinai. Encontra um acampamento no sopé de uma montanha. Moisés, que comandava o êxodo, ausentou-se durante 40 dias e 40 noites para falar com o Senhor. O irmão, Aarão, que no Egipto havia sido nomeado sumo sacerdote, aproveitando a ausência do irmão, acedeu ao pedido dos companheiros de caminhada, para lhes apresentar um Deus na figura de um bezerro de ouro (Ex 32 ). Josué, chefe militar dos israelitas, e ajudante de Moisés, esperou este à entrada do acampamento, alertando-o para o alarido existente acampamento. Regressado ao acampamento, Moisés destruiu o bezerro, reduzindo-o a pó. De seguida, Moisés “convidou” aqueles que eram pelo Senhor a vingarem os que haviam prevaricado. Morreram 3.000 homens, uma grande sangria. Profunda maldade do Senhor ?!. Em mais uma mudança de presente, Caim presencia agora a história de Lot e as Filhas (Gn 20). Lot, após se ter refugiado em Zoar, entendeu estar melhor defendido nas grutas da montanha. As filhas, na falta de homens para assegurar a continuidade da raça humana, acharam por bem ficar grávidas do próprio pai. E assim fizeram e tiveram descendência. Crescei e multiplicai-vos. E o Senhor o que diz? E Caim pode confirmar a multiplicação que logo aconteceu. Eram precisos mais humanos, mais combatentes para a guerra. É o que Caim, depois, assiste à guerra entre Israelitas e os medianitas (Nm 31). À primeira, caso raro, os Israelitas perderam, mas o Senhor logo tratou de mudar o rumo dos acontecimentos. Instruiu Josué com que devia fazer. O resultado final foi uma vitória dos Israelitas e os despojos foram enormes. E foi feita a divisão, cabendo uma boa parte ao Senhor. O que comprova que a guerra é um negócio.

Capítulo 9. Caim chega à cidade de Jericó, ao tempo que se prepara o assalto pelo exército de Josué. Ao sétimo dia, concretiza-se a tomada da cidade de Jericó (Js 6), com êxito. Há muitos mortos, de humanos e animais. Josué marchou sobre a cidade de Ai, mas é derrotado (Js 7). Perde 36 soldados. Fica muito zangado com o Senhor e interpela-o, que farás tu para defender o nosso prestígio. O Senhor, pedagogicamente, explicou que a derrota foi castigo por os Israelitas se terem apoderado de coisas que se destinavam a ser destruídas. Josué vai então investigar o que se passou e chega a Acan, o responsável pelo desvio de tais coisas. Confirmado o crime, Josué castiga Acan (Js 7). Sepultado sobre um monte de pedras, fica conhecido por Vale de Acor. Assim, se acalmou a ira do Senhor. De seguida, Josué junta 30.000 homens e delineia a Emboscada contra Ai (Js 8). Josué sai vencedor. O rei de Ai é enforcado numa árvore. Não houve um só sobrevivente. Foi esta a última vitória de Caim. Deixa o exército de Josué. O exército deste prossegue a tomada de várias cidades. Caim não assistiu, porém, ao maior prestígio de todos os tempos, a paragem do sol (Js 10, 12-15). Para que pudesse vencer, ainda com a luz do dia, a batalha contra os cinco reis amorreus, Josué pediu ao Senhor que detivesse o sol e ele assim fez. Os amorreus foram vencidos, porque, durante quase um dia inteiro, o sol esteve imóvel, ali no meio do céu.

Capitulo 10. Caim continua a sua viagem errática pelo mundo. Foi agricultor e pisador de barro, agora é rastraedor. Volta a encontra o velho com as mesmas ovelhas atadas por um baraço. Retorna à cidade onde vive Lilith, que tinha ficado grávida. Caim tem assim oportunidade de ver o filho entretanto nascido. Deve ter 9 ou 10 anos. Chama-se Enoch. Caim volta para a cama de Lilith. Conta o que viu (embora se trate de acontecimentos futuros). Caim interroga-se se alguma vez irá ser dono da sua pessoa. Passadas duas semanas, deixa a cidade e parte. Sem jumento, desta vez.

Capítulo 11. Caim chega a terra de Us, terra de Job (Jb 1, 1-9). Este era um homem imensamente rico. Para além disso, era um homem justo, como não há outro no mundo. O Senhor, desfiado por Satã, vai pô-lo à prova. São-lhe retirados todos os bens. Vai ser posto à prova. Caim vê nisso um jogo de apostas entre o Senhor e Satã, o que é inadmissível. Não obstante, os anjos, que o aguardavam à entrada da cidade, ajudaram-no a arranjar emprego na casa de Job. Num instante, Job é despojado de todos os seus bens. Ele e a sua família ficaram sem nada. E para aumento de prova, ficou cheio de chagas, da cabeça aos pés. Job tudo aceita resignado. Caim, que havia conseguido um emprego a cuidar de burros, pensou que melhor seria encontrar trabalho noutro local. Para o efeito, compra um burro ao seu dono. Antes de partir, foi ainda ver o seu dono, Job, que continua sentado no chão, à porta de casa, raspando as feridas das pernas com um caco de barro. Caim parte, deixando, sem despedir, Job em grande miséria e leproso.

Capítulo 12. Caim caminha agora por uma terra verdejante. Até parecia o jardim do Éden de saudosa memória. Avista, entretanto, uma construção de madeira, que se assemelhava muito a um barco. Caim estava, tão só, perante a Arca de Noé (Gn 6). Noé está acompanhado de 4 fortes homens e pela sua família. O Senhor manifesta-se e entra em diálogo com Caim. Dá notícia da cura de Job, assim como da restituição dos bens (Js 42-IX). Senhor dá ordem a Noé para levar Caim na arca. Mais um homem para fazer filhos. Para quê a arca? A terra está corrompida e cheia de violência. Noé é escolhido para iniciar uma nova humanidade. Dilúvio purificante. Caim ajudava. Já havia dormido com duas das noras de Noé e preparava-se para dormir com a terceira. A arca levantará ferro no dia seguinte.

Capítulo 13. A arca é levada para o mar, provocando um tsunami. Agora voga à toa. Passados sete dias, irão abrir as comportas do céu. Irá chover durante 40 dias e quarenta noites. Só ao fim de 150 dias as águas começaram a baixar. A mulher de Cam morreu num acidente. Caim vai para a cama com a mulher de Noé. Há que procriar sem quaisquer limites. A ordem vem de Noé. Caim elimina um a um os seus companheiros de viagem. A vítima seguinte é a própria mulher de Noé. A forma é sempre a mesma: são atirados ao mar. O nível do mar continua a baixar. Sem e a mulher caíram ao mar no mesmo dia, assim como a viúva de jafet. Sem mulher, Noé desanima e deixa-se cair ao mar. No dia seguinte, a arca toca terra. O Senhor chama por Noé, mas ninguém responde. Silêncio. De dentro da Arca, apenas sai Caim e os animais. O Senhor pergunta-lhe pelos outros. Menos Noé, que se afogou, por sua livre vontade, aos outros matei-os eu, disse Caim. Não haverá nova humanidade. Recriminações recíprocas. Agora podes matar-me, disse Caim. Não posso, diz o Senhor. Morrerás de morte natural. As aves virão devorar-te a carne. Sim, depois de me terem devorado o espírito. Não se ouviu mais nada. Mas, provavelmente, terão argumentado mais vezes, a única coisa certa que se sabe é que continuaram a discutir e que a discutir estão ainda.


Entre parênteses, estão indicados, por abreviaturas, os livros do Antigo Testamento onde se relatam os episódios bíblicos referidos na narrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário