A minha Lista de blogues

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Poema para a minha avó Marques

O meu primo João, que é poeta, enviou-me este poema, que ele escreveu, dedicado à minha avó materna, a minha avó Marques.

ODE À ENERGIA

De olhar atento,
Observador penetrante.
Fixando o longe! Acutilante.


Rosto velhinho, sulcado de rugas
pela rudeza do tempo.
Porte esguio, decidido…
Vida de luta constante,
entre a terra e a mulher.


Persistência desgastante,
vencendo a luta com suor.
Mulher de garra impressionante!
Coração cansado, de tanto amor.


Cega na defesa dos seus.
Assumiu o leme do futuro.
Na vida, pouco sorriu.
Muito suou no barco duro,
em que na vida seguiu.


Poema gasto com trabalho.
Livro de histórias de coragem.
Prosa ao vento e à lua.
Hino de dolorosa linguagem.

Dias frios de pele nua.
Vida cheia de caminhos,
que seus passos encheram
de agonias e espinhos,
mas que nunca a derrubaram.


Era assim, a nossa velhinha,
que por nós a Deus pedia.
Era assim a nossa madrinha.

Figura de firme bonomia,
que nos olhava estarrecida
e que às vezes, por nós decidia,
o melhor pr’a nossa vida.


Partiu serena. Sem lamentos.
Só o olhar entristecido,
mostrava seus sentimentos,
por deixar seus entes queridos.


Ganhou a luta. Venceu a guerra.
Lutou sempre em desvantagem
mas ganhou a luta
do amor e da coragem.

JOÃO ALBERTO BENTES (06/10/2012)


Tenho muita pena de não ter estado mais perto desta avó. A imagem principal que me deixou foi, sem dúvida, de uma mulher lutadora, mais da terra que do lar, uma mulher que mourejou muito, de uma mulher que empurrou a vida para a frente. 

A vida é o que é. Nunca se proporcionou estar perto dela. As minhas estadas na Orca foram sempre, desde que nasci, na casa da minha outra avó, a minha avó Maria.

Mas tenho muita pena de não privado de perto com a minha avó Marques. Nunca aconteceu. Fico triste por isso…Obrigado, João, por esta linda homenagem.

4 comentários:

  1. QUIM, EU NÃO SOU POETAN NEM MEREÇO TAL DISTINÇÃO QUE SÓ OS GENUÍNOS MERECEM.
    GOSTO, É VEDADE, MUITO DE POESIA E TENTO ESCREVER O QUE SINTO E VEJO EM FORMA DE POEMA, SEM QTENDER MUITO `METRIRA OU EMPREGAR EXPRESSÕES QUE SÓ OS MAIS ENTNDIDOS USAM.EU SEMPRE ADMIREI A MADRINHA MARQUES, MULHER DE FIBRA E CORAGEM.ELA É QUE PILOTAVA O BARCO E DECIDIA QUAL A VIAGEM QUE DEVIA SEGUIR.ESTA FOI UMA PEQUENA MAS SENTIDA HOMENAGEM A ELA.

    ResponderEliminar
  2. O TEU BLOGUE ESTÁ MUITO BOM, COM TEMAS MUITO INTERESSANTES QUE REVELAM UM INTERESSE TEU POR ESTAS COISAS DA LITERATURA E, SOBRETUDO PELOS NOSSOS CLÁSSICOS. MUITO BOM MESMO

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos teus comentários. Não posso concordar contigo quando afirmas que não és poeta. Modéstia tua. Eu, que venho acompanhando os teus trabalhos há algum tempo, não tenho dúvidas em afirmar que tens já um conjunto literário em verso de muito valor. A sério, João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAIS UMA VEZ, OBRIGADO PELO TEU OLHAR DE AMIGO.
      UM ABRAÇO
      J ALBERTO

      Eliminar