A minha Lista de blogues

domingo, 4 de novembro de 2012

Os devotos de Vergílio Ferreira

Rita Ferro

A consagrada

Escritora associada a frivolidades ganha prémio PEN Narrativa

O preconceito não poupa as artes e, diz o júri do Prémio PEN Narrativa, Rita Ferro tem sido uma vítima especial desse vício. Claro que não se deve esperar que os devotos de Vergílio Ferreira apreciem uma escrita que “aborda o lado ligeiro e superficial das coisas”. Mas mesmo nessa “ligeireza” pode haver, digamos assim, literatura. No livro que está na génese da distinção, A Menina É Filha de Quem?, Rita Ferro revisita a história dos dois ramos da sua família, os Ferro e os Quadros, ambos próximos do sa1azarismo, e, diz o júri, chegou ao “embrião do que nós somos”. Assim sendo, mate-se o preconceito. Rita Ferro é, enfim, uma Escritora.

in jornal “Público”, de 4/11/2012


Esta pequena notícia vem, portanto, no “Público”, de hoje, na secção “Caras da Semana”. Para surpresa de muitos, incluindo da própria premiada, o Prémio PEN Narrativa foi atribuído à escritora Rita Ferro. O júri terá tentado, por esta forma, lutar contra o preconceito da “escrita ligeira”. Se o consegue, veremos...

O autor deste pequeno texto trazer aqui à colação o escritor Vergílio Ferreira. Podia ter escolhido, por exemplo, o José Saramago ou o António Lobo Antunes, que o argumento não perderia, certamente, força. Mas entendeu trazer o Vergílio Ferreira, a quem não agradava esta "escrita ligeira".
 
O mais curioso na notícia foi o autor deste pequeno texto falar dos devotos de Vergílio Ferreira.
Eu sou um deles!

Sem comentários:

Enviar um comentário