A minha Lista de blogues

sexta-feira, 15 de março de 2013

Palavras Cruzadas com História

Vão terminar no dia 27 de Maio as comemorações, já a decorrer, dos 50 anos da morte de um escritor português, sob o patrocínio da Associação Portuguesa de Escritores. 

Até lá, destacam-se ainda mais três iniciativas de vulto. 

A primeira, a 19 de Março, Alfredo Caldeira, Fernando Rosas, Mário Cláudio e José Manuel Mendes lembram, na biblioteca do Parlamento, o tempo da clandestinidade e exílio do escritor. 

A segunda, a 20 de Abril, será a vez de uma visita guiada por Henrique Monteiro à aldeia, onde nasceu. 

A terceira, no dia seguinte, será Mário Cláudio a guiar o itinerário por uma aldeia, no Minho, tema de um dos seus romances. 

De quem estamos a falar? A resolução deste problema de Palavras Cruzadas dar-lhe-á o nome desse escritor português, assim como o nome de um dos seus principais romances.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Pancada com o taco; Diabo. 2 – Desmoronar-se; Dividir ou limitar com taipa. 3 – Pequena argola; Guarda em arquivo. 4 – Ruim; Estimou; Aguardente obtida da destilação do melaço depois de fermentado. 5 – Sois pachorrentos; Contracção da preposição “a” + o artigo definido “o”. 6 –Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ócio, lazer; Luminosidade. 7 Estibordo (símbolo náutico); Ambiciones. 8 – Regime de Arrendamento Urbano (sigla); Vida de vadio; Prefixo que exprime a ideia de privação, separação.  9 – Regato; Unidade de medida de superfície. 10 – Linha que inicia um parágrafo; Cada uma das partes articuladas com que terminam as mãos e os pés. 11 – Adição; Palavra de ordem.

VERTICAIS: 1 – Conjunto dos utensílios de cozinha; Localidades. 2 – Classes; Danço. 3 – Manifestação do apetite sexual, nos animais, nas épocas próprias da reprodução; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ovo, óvulo; Designação extensiva a um grupo de palmeiras do Brasil, entre as quais as também conhecidas por ubimirim, ubim-uaçu. 4 - Atmosfera; Baú; Interjeição que exprime alegria, surpresa ou admiração. 5 – Conceda a amnistia. 6 – Aturde; Límpidas. 7 - Pertencente ou semelhante a águia. 8 – Dispositivo Intrauterino (sigla); Cada um dos 114 capítulos do Alcorão; Contracção da preposição “de+ o artigo definido “o. 9 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de continente, terra firme; (…) Fernandes, personagem do livro “A Cidade e as Serras” de Eça de Queirós; Associação Europeia de Golfe (sigla). 10 – Pouca sorte (Angola); Sardenta. 11 – Rezamos; Elemento transuraniano com o número atómico 10 e símbolo Ne.

Clique Aqui  para imprimir.

Sem comentários:

Enviar um comentário