A minha Lista de blogues

domingo, 24 de março de 2013

Ruy Belo quem é?

O poeta Ruy Belo, se fosse vivo, teria feito 80 anos no passado dia 27 de Fevereiro. Hoje, o Centro Cultural de Belém dedica-lhe várias iniciativas. Assim, entre outros eventos, destaque para a Maratona da Leitura, este ano, dedicada a Ruy Belo.

Nessa maratona, irão ser ditos poemas de Ruy Belo, por diferentes personalidades: Vasco Graça Moura, Eunice Munõz, Elisabete Caramelo, Fernando Pinto do Amaral, Guilherme, d’Oliveira Martins, Helena Buescu, Isabel Rocheta, João Barrento, Jorge Vaz de Carvalho, Leonor Xavier,Luís Bragança Gil, Maria Alzira Seixo, Paula Moura Pinheiro, Teresa Belo e António Carlos Cortez. A apresentação deste evento é da responsabilidade de Pedro Lamares.

No passado dia 16, estive presente numa sessão de poesia sobre o poeta Ruy Belo, que teve lugar na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora. A sessão teve a participação de Maria Emília Gonçalves, Maria Paula Marques, Dinis Evangelista, Manuel Diogo e António Freire, sob a coordenação de Maria de Lurdes Esteves.

Fica Aqui  um pequeno filme sobre o evento no qual fui um espectador atento.

A coordenadora Maria de Lurdes Esteves, mentora do evento, é uma entusiasta do poeta. Afirma ela: «O poeta Ruy Belo vai ser, no século XXI, tal como aconteceu com Fernando Pessoa, redescoberto».

Não sei se vai ser exactamente assim, mas o que é verdade é que estamos assistir a um interesse cada vez maior pela vida e a obra do poeta Ruy Belo, como comprovam os vários eventos de que vamos tendo notícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário