A minha Lista de blogues

sábado, 20 de abril de 2013

Clarice Lispector – A Hora da Estrela


Na galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, integrada nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal, pode-se ver a exposição "Clarice Lispector – A Hora da Estrela", até 23 de Junho, 

Clarice Lispector (1920 - 1977), nasceu na Ucrânia e morreu no Brasil (Rio de Janeiro). Foi escritora e jornalista. De origem judaica, Clarice chegou ao Brasil quando tinha 1 ano e dois meses de idade, com a família, para fugir à perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa de 1918-1921. Mais tarde, naturalizou-se brasileira.

Sempre que questionada de sua nacionalidade, Clarice afirmava não ter nenhuma ligação com a Ucrânia "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" A sua verdadeira pátria foi o Brasil. 

Em 1943, casou-se com Maury Gurgel Valente, um diplomata de carreira, o que lhe permitiu permanecer, por algum tempo,  em países da Europa. Como esposa do diplomata, Clarice esteve em Itália, onde serviu durante a Segunda Guerra Mundial, como assistente voluntária junto ao corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira.  Esteve, ainda, em Inglaterra, Estados Unidos da América e Suíça.  

Teve dois filhos, o Pedro nascido em Berna, na Suíça, e o Paulo nascido em Washington, nos Estados Unidos. O Pedro teve, na sua adolescência, problemas de atenção e agitação, diagnosticados como esquizofrenia. Clarice sentia-se de certa forma culpada pela doença do filho, e teve dificuldades em lidar com esta situação. 

Em 1959, separou-se do marido, que ficou na Europa, tendo ela voltado para o  Rio de Janeiro com os seus filhos, onde ficou a morar para sempre. 

Faleceu no dia 9 de Dezembro de de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário. Ainda na manhã de seu falecimento, mesmo sob sedativos, Clarice ditava frases para sua amiga Olga Borelli. 

Em Dezembro de 1943,  publicou seu primeiro romance,"Perto do Coração Selvagem", quando tinha apenas 19 anos. Depois seguiram-se: Em  1946 “O Lustre”; em 1949 "A Cidade Sitiada"; em 1961 "A Maçã no Escuro"; em  1964 “A Legião Estrangeira” e “A Paixão segundo G. H."; em 1969 "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres"; em  1973 “Água Viva”; em 1974 “A Via Crucis do Corpo” e “Onde Estivestes de Noite”.

Sem comentários:

Enviar um comentário