A minha Lista de blogues

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Parque dos Poetas, em Oeiras (13)


Parque dos Poetas, em Oeiras, 21 de Março de 2013, no Dia Mundial da Poesia. 
A nossa querida Profª Feliciana Caleiro, junto à estátua de Vitorino Nemésio, diz um poema do poeta e do autor do “Mau Tempo no Canal” 


Prece 

Meu Deus, aqui me tens aflito e retirado,
Como quem deixa à porta o saco para o pão.
Enche-o do que quiseres. Estou firme e preparado.
O que for, assim seja, à tua mão.
Tua vontade se faça, a minha não.

Senhor, abre ainda mais meu lado ardente,
Do flanco de teu Filho copiado.
Corre água, tempo e pus no sangue quente:
Outro bem não me é dado.
Tudo e sempre assim seja,
E não o que a alma tíbia só deseja.

Se te pedir piedade, dá-me lume a comer,
Que com pontas de fogo o pobre se adormenta.
O teu perdão de Pai ainda não pode ser,

Mas lembra-te que é fraca a alma que aguenta.
Se é possível, desvia o fel do vaso.
Se não é, beberei. Não faças caso. 


Vitorino Nemésio (1901-1978)

Sem comentários:

Enviar um comentário