A minha Lista de blogues

sábado, 20 de abril de 2013

Parque dos Poetas, em Oeiras (15)







Parque dos Poetas, em Oeiras, 21 de Março de 2013, no Dia Mundial da Poesia. 


O nosso amigo Manuel Caleiro, junto à estátua do poeta José Régio, diz o poema 




Libertação

Menino doido, olhei em roda, e vi-me
Fechado e só na grande sala escura.
(Abrir a porta, além de ser um crime,
Era impossível para a minha altura...)

Como passar o tempo?...E diverti-me
Desta maneira trágica e segura:
Pegando em mim, rasguei-me, abri, parti-me,
Desfiz trapos, arames, serradura...

Ah, meu menino histérico e precoce!
Tu, sim!, que tens mãos trágicas de posse,
E tens a inquietação da descoberta!

O menino, por fim, tombou cansado;
O seu boneco aí jaz esfarelado...
E eu acho, nem sei como, a porta aberta!

José Régio

Sem comentários:

Enviar um comentário