A minha Lista de blogues

terça-feira, 21 de maio de 2013

A história de Macabéa


Acabei, há dias, de ler "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector. Conta-nos a história de Macabéa , uma dactilógrafa criada no Estado de Alagoas, que migra para o Rio de Janeiro e vai morar para uma pensão. A sua vida é narrada por um escritor fictício, curiosamente um homem, chamado Rodrigo S.M. O livro descreve a pobreza e a marginalização no Brasil, mas afasta-se dos chavões de um sofrimento simplesmente causado pela pobreza, assim como do estereótipo das questões existenciais. Coloca a sua principal personagem no lugar exacto e singular da sua (in) existência. 

A história de Macabéa foi publicada poucos meses antes da morte de Clarice. Se calhar, se quisermos entender bem a história de Macabéa, era bom olharmos para os últimos anos da vida de Clarice. Foram anos terríveis: a esquizofrenia do filho mais velho, as suas próprias depressões, as dificuldades matérias, sem a mão direita em condições para escrever e o cancro que a matou em menos de um ano. 

A história de Macabéa, uma rapariga “incompetente para a vida”, é talvez o retrato nítido de alguém que toda a vida dissimulou os recantos mais íntimos da sua personalidade, de alguém que fugia dos palcos, de alguém que deu uma única entrevista à televisão poucos meses antes da sua morte, na condição de só ser vista pelo público depois de morta!

Sem comentários:

Enviar um comentário