A minha Lista de blogues

domingo, 16 de junho de 2013

A Cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão


Acabei de ler o romance “A Cidade de Ulisses”, de Teolinda Gersão, que eu adquiri, este ano, na Feira do Livro de Lisboa. 

Trouxe de lá o livro com o seguinte autógrafo da autora: «Para o Joaquim, esta história de amor passada em Lisboa, que é também uma história de amor por Lisboa, com votos de felicidades e um abraço, da Teolinda Gersão, 25/5/2013».

É, em primeiro lugar, uma história de amor por Lisboa. A cidade de Lisboa está, sem dúvida, no centro romance. O nome escolhido para o livro – A Cidade de Ulisses - parece irrecusável, porque, há pelo menos dois mil anos, surgiu a lenda de que fora Ulisses a fundar Lisboa. Segundo a lenda, Ulisses dera a Lisboa o seu nome, transformada depois em Olisipo. O nome da cidade de Lisboa está assim, indissociavelmente, ligado à figura lendária de Ulisses.

E as marcas do mito na cidade de Lisboa são muitas: A Torre de Ulisses no Castelo de São Jorge; a Livraria Olisipo no Largo da Misericórdia; a editora Ulisseia; a Editora Ulissipo do “empreendedor” Fernando Pessoa, e outras memórias…

É, em segundo lugar, uma história de amor passada em Lisboa. É uma história de amor em que, tal como na Odisseia de Homero, Paulo Alves (Ulisses) vive apaixonado, durante algum tempo, com Cecília Branco (Calipso), mas volta finalmente para Sara (Penélope), a mulher amada, que esperou por ele a vida inteira.

Foi assim que eu vi esta história de amor, guiado, aliás, pela mão da narradora. Foi ela que escolheu o final, não fui eu. Vale a pena ler!

2 comentários: