A minha Lista de blogues

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ferreira de Castro, precursor do Neo-Realismo português?



«[…] Eu devia este livro a essa Amazónia longínqua e enigmática, pela muito que fez sofrer os primeiros anos da minha adolescência e pela coragem que me deu para o resto da vida. E devia-o, sobretudo, aos anónimos desbravadores, gente humilde que me antecedeu ou acompanhou na brenha, gente sem crónica definitiva, que à extracção da borracha entrega a sua fome, a sua liberdade e a sua existência. […]»
in “A Selva”, de Ferreira de Castro, 8ª edição (prefácio do autor), da “Guimarães & Cª Editores”, Lisboa 1943

Hoje, já ninguém lê Ferreira de Castro. É um autor injustamente esquecido… e, todavia, um dos melhores escritores portugueses do Séc. XX, considerado, por muitos, um precursor do romance social, do Neo-Realismo português. 

Convém não esquecer que Ferreira de Castro foi o escritor português mais traduzido no mundo em meados do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário