A minha Lista de blogues

terça-feira, 9 de julho de 2013

Lídia Jorge e o vale da paixão

Esta é a solução do último problema de Palavras Cruzadas.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
M
A
R
I
A

L
H
A
N
A
2
O
D
I
O

M
O
I
R
O
S
3
U
I
S

A
I
A

D
E
I
4
R
A
C
I
M
O

C
A
I
R
5
A
R
A
R
A

M
A
S

A
6

A

A
R
C
O
S

C

7
J

A
R
A

D
A
D
O
R
8
I
O
T
A

C
A
R
U
M
A
9
P
G
R

P
O
S

R
I
S
10
E
R
I
G
I
R

M
A
G
O
11
S
O
L
D
E

R
I
S
O
S

Claro, foi a escritora Lídia Jorge que escreveu o romance "O Vale da Paixão".

Lídia Jorge nasceu em Boliqueime, Algarve, em 1946. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, tendo sido professora do Ensino Secundário. Foi nessa condição que passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da Guerra Colonial.

O seu primeiro romance, "O Dia dos Prodígios" (1980), constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da Literatura Portuguesa.

A publicação das obras seguintes confirmou o destacado lugar desta escritora no panorama das letras portuguesas. Lídia Jorge tem uma vasta obra publicada. Os seus romances encontram-se traduzidos em diversas línguas. Destaque para duas obras:

"A Costa dos Murmúrios" (1988) reflecte a experiência colonial passada em África.

"O Vale da Paixão" (1998) é o seu romance mais premiado. Foi galardoado com o Prémio Dom Dinis da Fundação da Casa de Mateus, o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa, o Prémio Máxima de Literatura, o Prémio de Ficção do P.E.N. Clube, e em 2000, o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, Escritor Europeu do Ano. 

Em 2006, Lídia Jorge foi distinguida na Alemanha, com a primeira edição do Albatroz, Prémio Internacional de Literatura da Fundação Gunter Grass, atribuído pelo conjunto da sua obra.

O Vale da Paixão” foi um livro que valeu a pena ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário