A minha Lista de blogues

domingo, 4 de agosto de 2013

"Guerra e Paz", de Leon Tolstói


Finalmente, acabei de ler o romance “Guerra e Paz”, do russo Leon Tolstói. Em dois tempos: no Verão do ano passado e no presente. O que provavelmente prejudicou a leitura. Pelo meio, meteram-se muitos livros, mas teve que ser assim. De todo o modo, valeu a pena!

Mais que um romance. Ou será um romance histórico? Narra a história da Rússia ao tempo das invasões francesas. O autor não se limita a tecer a narrativa romanesca, intervindo amiúde com considerações pessoais sobre questões como: qual o objecto da História?; o que é o poder?; qual é a força que determina o movimento dos povos?.

Tolstói termina a narrativa com uma extensa conclusão, desenvolvendo uma teoria fatalista da História, onde o livre-arbítrio não teria mais que uma importância menor. Nesta via, todos os acontecimentos só obedeceriam a um determinismo histórico inelutável.

A novela épica apoia-se em episódios ficcionais e históricos sobre a Rússia, à época de Napoleão Bonaparte, num momento de profunda convulsão. O romance é um espaço de reflexão sobre a vida humana e a sua frágil existência. As personagens amam, odeiam e lutam, mas acima de tudo anseiam por encontrar um sentido para a vida. Tal como elas, também Tolstói se confrontou inúmeras vezes com a sua própria condição enquanto ser humano, refugiando-se a dado momento numa fé e religiosidade profundamente vincadas. 

Guerra e paz” é considerado uma das maiores criações literárias de sempre. Escrito entre 1865 e 1869, é talvez, segundo muitos críticos, a sua obra-prima. Ou será "Ana Karenina" como próprio Tolstói acha? Bem, este fica para o Verão do ano que vem.

2 comentários:

  1. Li esta enorme (em todos os sentidos )obra de Tolstoi quando adolescente. Recordo-me que o fiz durante umas férias grandes, a única altura em que tinha tempo para uma obra desta dimensão. Eram três volumes enormes que pertenciam ao meu pai e que ainda possuo, bastante incómodos de manusear. Mas valeu a pena, apesar de uma certa dificuldade com a quantidade de personagens e os seus nomes russos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, Zé Luís. É na verdade um GRANDE livro. No meu caso, eu já tenho esta obra (4 volumes) há mais de 20 anos talvez, mas só agora me chegou a vontade...Vale mais tarde…

    ResponderEliminar