A minha Lista de blogues

sábado, 7 de setembro de 2013

David Mourão-Ferreira, o poeta do amor


Há dois dias, a RTP2 passou um documentário sobre o poeta David Mourão-Ferreira. Fiquei a conhecer vários aspectos da sua vida e da sua obra que desconhecia. Alguns surpreendentes. Já tenho ouvido várias definições para a Fé (se é que há), mas este poeta deixou-me uma bem curiosa. “Na dúvida, é melhor acreditar que Deus existe”. Esta aproximação a Deus deixou muitos dos seus amigos deveras impressionados. “Deu a volta”, comentavam. Eugénio de Lisboa, que o julgava saudavelmente agnóstico, um dia ficou surpreendido: “Não, Eugénio, eu mudei um bocadinho”, respondeu-lhe David Mourão- Ferreira. 

Publicou um único romance, “Um Amor Feliz”, que ele foi escrevendo a longo da vida. A capa do livro é do seu grande amigo Francisco Simões, escultor, a qual causou um grande burburinho nos meios mais conservadores. Conta-se quo o Bispo de Braga, numa homilia, terá dito: “se na capa é assim, o que será lá dentro”. Houve livreiros que foram abrigados a retirar o livro da montra por causa da capa. Houve 14 edições, sempre com desenhos na capa diferentes.

O grande tema da sua obra é a mulher, o corpo da mulher. É o poeta do amor, do amor erotizado. David Mourão-Ferreira foi um homem que gostava de viver a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário