A minha Lista de blogues

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Palavras Cruzadas com História - Eugénio de Andrade


O poeta Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu na Póvoa de Atalaia (Fundão), em 19 de Janeiro de 1923. Faleceu na cidade do Porto, em 13 de Junho de 2005, após uma doença neurológica prolongada.

«Não há nenhum poeta português que possa ombrear consigo neste meio século», declarou, sem mais, Herberto Helder, em carta que escreveu a Eugénio de Andrade, em 26 de Dezembro de 2000.

«Que se pode pedir a um poeta que atingiu a perfeição?», perguntou outro confrade seu, o poeta António Ramos Rosa, no prefácio que escreveu para o livro de poemas “Obscuro Domínio”.

«A primeira e mais pura expressão da Poesia como arquitectura do real, a mais límpida manifestação da entrega sem reservas aos sortilégios do "puro poético" parece-nos ser a poesia de Eugénio de Andrade», escrevera já Eduardo Lourenço em 1974, em “Tempo e Poesia”.

«Ler Eugénio de Andrade é passar a alma por água limpa”, escreveu, nesta forma simples mas bela, o escritor Walter Hugo Mãe, no jornal “Público”, de 2 de Dezembro de 2012.

A sua consagração aconteceu logo em 1948, com a publicação de “As mãos e os frutos”, que mereceu os aplausos de críticos como Jorge de Sena e Vitorino Nemésio.

Mais tarde, José Saramago considerou a obra poética de Eugénio de Andrade «uma poesia do corpo a que se chega mediante uma depuração contínua».

Não obstante o seu enorme prestígio nacional e internacional, Eugénio de Andrade sempre viveu distanciado da chamada vida social, literária ou mundana.

Deixou-nos uma vasta obra literária, sobretudo poética, com dezenas de livros de poemas.

O desafio que aqui deixo é resolver este problema de Palavras Cruzadas e, no final, descobrir, na diagonal, o nome de um desses livros de poemas (duas palavras) do poeta Eugénio de Andrade.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Arribas; Relativo a dois. 2Triturais; Cidade onde morreu o poeta Eugénio de Andrade, em 13 de Junho de 2005. 3Põem ovos ou ovas; Adiar. 4  Debaixo de; Brota. 5 – Altar cristão; Oferece. 6 – Entendimento. 7 – Nesse lugar; Cobertura ou tampa que, nos automóveis, protege o motor. 8 – Lista; Transpiro. 9 – Protagonistas; Planta liliácea oriunda da China. 10 – Assorear; Criador. 11 Barra horizontal, geralmente feita de metal, destinada a separar fluxos de tráfego ou a proteger uma via; Vagueara.

VERTICAIS: 1 – Chefes; Resmungar. 2 – (…) de Atalaia, aldeia onde nasceu o poeta Eugénio de Andrade, em 19 de Janeiro de 1923; Período. 3 – Torna a abrir; Partido. 4Organização Internacional Marítima [sigla]; Deseja; Observatório Astronómico de Lisboa [sigla]. 5 – Aquelas; Gracejar. 6 – Maços de cigarros. 7 – Progenitor; Assim; Atmosfera. 8 – Pesar; Número de Identificação Pessoal [sigla]; Euro [Forma abreviada]. 9 – Tecei; Contracção da preposição a + o artigo definido o [plural]; Interjeição usada para interromper. 10 – Liga; Conselheiro. 11 – Imbecis; Tontura.

Para ver e imprimir, clique Aqui

Aceito respostas até ao dia 16, através do chat do Facebook ou no meu endereço electrónico: boavida.joaquim@gmail.com. No dia seguinte, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário