A minha Lista de blogues

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Palavras-Cruzadas com História

S. Martinho de Anta, 15 de Abril de 1979 — Ser incréu custa muito! É dia de Páscoa. O gosto que eu teria de beijar também o Senhor, se acreditasse! Assim, olho a fé dos outros em aleluia, e fico nesta tristeza agnóstica que faz da vida uma agónica aventura sem esperança de ressurreição.
Miguel Torga, Diário XIII

Aproxima-se a Páscoa. Lembro-me do meu tempo de garoto em que na minha aldeia se beijava o Senhor. Uma correria entre as casas dos egrégios avós, das tias velhas e dos primos diferentes, e tudo era por causa do Senhor…

Desejo a todos os meus amigos uma Páscoa Feliz! 

Para descontrair durante as férias da Páscoa, deixo aqui um passatempo de Palavras-Cruzadas. Desta vez, sem nada para decifrar no final. Divirtam-se!


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1






F
E
L
I
Z
2
P
A
S
C
O
A





3











4











5











6











7











8











9











10
P
A
R
A







11






T
O
D
O
S

HORIZONTAIS: 1 – Limpar com cinza; Afortunado. 2 – Festa anual dos Cristãos para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo; Embarcação de recreio, de motor ou de velas. 3 – Artigo definido o [arcaico]; Úberes; Érbio [símbolo químico]. 4 – Cultivam; Chefe. 5 – Rezar; Efectivo. 6 – Nesse ponto; Governo Militar [sigla]. 7 – Peça de vestuário para a mão, como agasalho ou adorno; Que diz respeito às ruas. 8 – Lavre; Vestira. 9 – Nota musical; Griteis; Amerício [símbolo químico]. 10 – Preposição que designa direcção; Parreira. 11 – Amarga; Inteiros. 

VERTICAIS: 1 – Chamada; Sino pequeno. 2 – Esmagara; Gracejem. 3 – Existes; Trema; Rádio [símbolo químico]. 4 – Protagonista; Grande quantidade [figurado]. 5 – Corroer; Aclamei. 6 – Unir; Elo. 7 – Assentimento; Faça-se. 8 – Vede; Aceite. 9 – Nesse tempo; Dor sem lesão; Prefixo que designa a ideia de movimento. 10 – Cada um dos artigos de uma exposição escrita, de um contrato, de um regulamento, etc.; Doido [coloquial]. 11 – Nadas; Baixezas. 

Clique  Aqui  para imprimir.

Aceito respostas até ao dia 16 de Abril, através do chat do FB ou no meu endereço electrónico: boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário