A minha Lista de blogues

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Palavras Cruzadas com História

É escritora e professora universitária. Nasceu em Coimbra no ano de 1940. Entre outros prémios literários, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, Prémios de Ficção do Pen Clube e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. 

O seu último romance «é um livro de celebração da vida, dos seus desafios e das suas complexidades». O romance começa com «um cenário de luto, mas que é, na verdade, um olhar penetrante sobre a vida e a sua complexidade, através de personagens de quatro gerações de uma família».

De que escritora portuguesa estamos a falar? Podes saber se resolveres este problema de Palavras Cruzadas. No final, encontrarás, na diagonal, o seu nome (duas palavras).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Transigi; Torrões. 2 – Amargurar [figurado]. 3 – Nióbio [símbolo]; Atraiçoar. 4 – Ave pernalta da África; Organização de Unidade Africana [sigla]; Advérbio que se usa quando se citam textualmente as palavras de um autor. 5 – Armadilha para pássaros; Médio. 6 – Inertes. 7 – Seguro; Paragem. 8 – Vede; Andavam; Sulque. 9 – Ímpar; Atmosfera. 10 – Conjunto de sons agradáveis ao ouvido. 11 – Sacerdote muçulmano; Meninas [Brasil].

VERTICAIS: 1 – Cópia autêntica de intimação judicial para ser entregue à pessoa intimada; Graceja. 2 – Muito [coloquial]; Instituto de Inovação Educacional [sigla]. 3 – Permuta; Nome vulgar de uma das plantas xerófilas, da família das Liliáceas; Ruim. 4 Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo [sigla]; Academia de Ciências de Lisboa [sigla]; E sem. 5 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de amor; Canoa estreita, de remos, leve e rápida, de uso nos desportos náuticos. 6 – Mineral pertencente ao grupo das anfíbolas, comum em algumas rochas metamórficas. 7 – Decifre; Considerei. 8 European Agency for Reconstruction [sigla]; Dificuldade; Fecha parcialmente (as asas) para descer mais depressa. 9 – Bromo [símbolo]; Hora de calor mais intenso; Grito de alegria. 10 – Fiada; Mas. 11 – Apenas; Colaboras.

Clique AQUI para imprimir.

Aceito respostas até dia 15 de Junho, no chat do FB ou no meu endereço electrónico: boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores. Desfrutem o momento!

Sem comentários:

Enviar um comentário