A minha Lista de blogues

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mário de Carvalho, professor de escrita

Ontem, passei pela Livraria Bertrand, no Colombo, e não resisti. Cada vez que entrava na livraria, fazia-lhe carícias, já o namorava há algum tempo. Desta vez, trouxe-o comigo.

Trata-se de "Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão", do escritor Mário de Carvalho. Título curioso. Tem ainda um subtítulo "Guia Prático de Escrita de Ficção". Desafiante.

Estamos, portanto, perante um manual (uma espécie de) onde o autor dá conselhos aos candidatos à escrita, à escrita de ficção. Logo, nas primeiras páginas, o autor dá aos interessados o seguinte conselho: «Leia muito, leia por gosto, leia por curiosidade, leia por desfastio, leia por obrigação, leia por indignação, mas leia, leia,  leia de tudo, sem preconceitos nem reservas.». 

Lembra-me igual receita que o Eça dá em "As Cidades e as Serras". Zé Fernandes olhava abismado a Biblioteca que o amigo Jacinto tinha na sua casa em Paris, o célebre 202. Atónito perante trinta mil volumes, não conteve a admiração: 
- Oh Jacinto! Que depósito!
Ele murmurou, num sorriso descorado:
- Há que ler, há que ler...

Acredito que sim. Ler muito é o caminho que nos resta. É natural que cada um de nós (é o meu caso) tenha as suas preferências e faça as suas escolhas. Mas é sempre aconselhável o confronto com outros autores fora dos nossos hábitos de leitura, É ainda um exercício de curiosidade. É ainda a vontade de descobrir mundos, mesmo que às vezes nos possam parecer acinzentados ou, até, inóspitos.

Mas, no fundo, o que importa é Ler. Será que, um dia, à custa de muita transpiração, muitas lágrimas e de muitos ais...chegamos lá? 

Sem comentários:

Enviar um comentário