A minha Lista de blogues

sábado, 1 de novembro de 2014

Palavras cruzadas com História-Lídia Jorge


Lídia Jorge é uma das mais destacadas vozes do panorama literário português. Nascida em Boliqueime, em 1946, cresceu no campo sonhando ser escritora, desejo que concretizou em 1980 quando lançou ‘O Dia dos Prodígios’. Desde então, deu à estampa muitos títulos, que alcançaram os mais prestigiados prémios. nunca deixando de participar em discussões políticas e cívicas. Foi a homenageada do Festival Escritaria, este ano, que animou as ruas de Penafiel, onde lançou o seu último livro ‘O Organista’.

O passatempo deste mês de Novembro é dedicado a esta escritora portuguesa, Lídia Jorge, e o desafio que aqui deixo é o seguinte: Resolver este problema de Palavras Cruzadas e no final encontrar, na diagonal, o nome de um seu romance (duas palavras).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Rude; Fortuna [figurado]. 2 – Tudo o que representa um valor pecuniário; Semelhante. 3 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ar; Ensejo. 4 – Poder [figurado]. 5 – Sufixo nominal, de origem latina, que exprime a ideia de conjunto; Queimada. 6 – Artigo [abreviatura]; Animação [figurado]. 7 – Falta de perspicácia [figurado]; Presidência da República [sigla]. 8 – Consolem. 9 - Despensa; Vereador. 10 – Cálculo; Combinai. 11 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de asiático; Achata.

VERTICAIS: 1 – Estima; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ramo; Fútil [figurado]. 2 – Tangi; Abundância [figurado]; Aqueles. 3 – Tolero; Casai. 4 – Decifrador de enigmas; Convenção. 5 – Rádio [símbolo químico]; Trinca. 6 – Altar cristão; Criada de quarto. 7 – Prepara com anis; Amerício [símbolo químico]. 8 – As mãos [popular]; Embriaguez [popular]. 9 – Emprega; Insultais. 10 – Graceja; Partida; Gritas. 11 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ombro; Empunhei; Decifrava.

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Novembro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores. Desfrutem!

Sem comentários:

Enviar um comentário