A minha Lista de blogues

domingo, 25 de janeiro de 2015

Manuel da Nóbrega e a cidade de São Paulo



Completam-se hoje 461 anos sobre a fundação da cidade de São Paulo, no Brasil, pelo padre Manuel da Nóbrega. Mas quem foi esta personagem?

Manuel da Nóbrega nasceu em Sanfins do Douro no ano de 1517 e morreu no Rio de Janeiro, no ano de 1570. Foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuíta à América. Era filho de um Juiz de Fora. Viveu 31 anos em Portugal e 21 no Brasil. É considerado o Grande Apóstolo do Brasil. São Francisco Xavier no Oriente, Manuel da Nóbrega no Ocidente. 

Com 14 anos de idade foi estudar para a cidade de Salamanca. Esteve lá até aos 21 anos, num tempo em que ainda não havia Universidade em Coimbra. Quando a Universidade se instalou definitivamente na cidade de Coimbra, em 1536, concorreu para Professor. Reprovou. Depois, concorreu para entrar na Ordem dos Cónegos de Santa Cruz, mas também reprovou. Desanimado, ingressou na Companhia de Jesus, recentemente criada (1540). Há varias teorias para estes chumbos. Fala-se em protecção de outros candidatos, mas há quem diga que ele, não obstante as suas qualidades, que eram muitas, sofria de gaguez! 

Em 1542 fundou a Companhia de Jesus, em Coimbra, onde ingressou. Vivia, como outros, isto foi ao principio, como um mendigo. Como pregador, viajou por Portugal, pela Galiza e o resto da Espanha. Há notícia que passou pela minha Beira Baixa, pela Covilhã, talvez pelo Fundão.

Mais tarde, veio a fazer parte da grande expedição para o Brasil, comandada pelo Tomé de Sousa. Um grande expedição composta por 1500 pessoas, onde iam representadas todas as profissões, incluindo um encadernador. Uma espantosa epopeia. Manuel da Nóbrega veio a fundar a cidade de São Paulo, hoje a maior cidade da América do Sul. Foi no dia 25 de Janeiro de 1554. 

Uma cidade criada, não à volta de um rio, ou de um entroncamento, mas sim ao redor de um colégio. O Colégio de São Paulo. Lutou pela libertação dos escravos. Foi um dos primeiros defensores dos direitos humanos. Ajudou ainda a criar a cidade da Baia de Todos os Santos. Foi muito ajudado, na sua missão, pelo padre José Anchieta, outro grande vulto da nossa História.

Sem comentários:

Enviar um comentário