A minha Lista de blogues

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Palavras cruzadas com história - escultor Francisco Simões

O Parque dos Poetas em Oeiras foi idealizado pelo escultor Francisco Simões e pelo escritor David Mourão-Ferreira, nos anos 80.

E o escultor Francisco Simões é o autor das 20 estátuas dos poetas do século XX da 1ª Fase do Parque e, ainda, das estátuas da Ilha dos Amores (Canto IX de "Os Lusíadas") que podem ser vistas na 4ª Fase do mesmo Parque.

Da sua obra fazem parte também, entre outras, o grupo de 10 esculturas e painéis em mármore “Mulheres de Lisboa”, na estação do Metropolitano de Lisboa, no Campo Pequeno, o busto da pintora Vieira da Silva, na estação do Rato, e o monumento a Camilo Castelo Branco e ao "Amor de Perdição", no Porto, junto à antiga Cadeia da Relação.

Francisco Simões é um escultor que, como ele diz, sempre teve um grande fascínio pela Literatura, pela Poesia. Quem quiser conhecer melhor a obra do escultor Francisco Simões, clique Aqui para consultar o sítio existente na INTERNET.

Francisco Simões é o nome do escultor português que era pedido com a resolução do problema de Palavras-Cruzadas deste mês. E esta é a solução completa do passatempo:


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
C
F

A
R
R
A
N
C
A
S
2

E
R

I

G

A
T
A
3
M
I
M
A

I
R
A
S

T
4
A
R
G
E
N
T
E

A
D
I
5
S
A

D

C
D

C
O
R
6
S

C
O
S

I
P
O

I
7
A
I
A

P
R

S

M
C
8
C
E
M

L
E
T
I
C
I
A
9
R

P
Õ
E
S

U
N
O
S
10
A
R
A

E

S

A
L

11
R
E
M
A
N
S
O
S

O
S

Recebi respostas de: Aleme, Anjerod, António Amaro, Antoques, Arnaldo Sarmento, Bábita Marçal, Baby, Caba, Carlos Costeira, El-Nunes, Elvira Silva, Filomena Alves, Horácio, Jani, João Rodrigues, Joaquim Pombo, José Bernardo, Mafirevi, Magno, Manuel Amaro, Manuel Caleiro, Manuel Carrancha, Mister Miguel, Olidino, Osair Kiesling, Paulo Freixinho, Ricardo Campos, Russo, Salete Saraiva e Virgílio Atalaya.
A todos agradeço. Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário