A minha Lista de blogues

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Palavras cruzadas com história

Hoje, dia 1 de Março, passam 19 anos sobre a morte do escritor português Vergílio Ferreira. No dia 1 de Março de 1996, a meio da tarde, morreu em Lisboa, no seu escritório, a escrever "Cartas a Sandra". Ele que um dia dissera: “Já prometi que entraria no Paraíso a escrever. E vou cumprir".

Foi sepultado em Melo, Gouveia, sua aldeia natal, "virado para a serra”, como sempre desejou.

Sem missa, e apenas com o elogio fúnebre de Manuel Leitão - um antigo companheiro de seminário - o esquife do escritor não foi colocado em nenhum dos mausoléus de família que enchem o pequeno cemitério de Melo, localizado no sopé das encostas da Serra da Estrela, mas desceu a uma campa rasa como um simples aldeão.

Na sua alocução, o pároco da aldeia recuou a 26 de Outubro de 1925, altura em que ambos entraram no seminário do Fundão, «Era um aluno exemplar. Estudámos seis anos juntos. mas quando chegámos ao primeiro ano de Teologia, Vergílio Ferreira reconheceu que não tinha vocação para o sacerdócio. Dele guardo muitas confidências no santuário do meu coração que nunca revelei nem revelarei» (in Jornal de Notícias, 3 de Março de 1996).

Embora formado como professor, Vergílio Ferreira foi como escritor que mais se distinguiu. O seu nome continua actualmente associado à Literatura, através da atribuição do Prémio Vergílio Ferreira. 

Em 1991, no dia 9 de Outubro, recebeu em Bruxelas, o Prémio Europália de Literatura. «Da minha língua vê-se o mar» - uma bela síntese que fez da nossa Cultura (Literária), durante o discurso que proferiu na cerimónia da entrega do Prémio, no Palácio das Academias.

Em 1992, foi galardoado com o prestigiado Prémio Camões.

A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção (romance e conto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neo-Realismo e o Existencialismo.

O desafio deste mês é resolver este passatempo de Palavras-Cruzadas e, no final, descobrir o nome de um romance de Vergílio Ferreira (quatro palavras, todas na horizontal).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Árida; Agressão. 2 – Além; Preposição que designa lugar; Bromo [símb. químico]. 3 – Título; Afastar. 4 – Abandonar; Invulgar. 5 – Continuais; Pus existente em certas úlceras; Responsável. 6 – Grande quantidade [fig.]; Fama [fig.]. 7 – Entrega; Capim [Angola]; Sopro. 8 – Indivíduo [Brasil]; Delicada. 9 – Fragâncias; Mulheres solteiras [coloq.]. 10 – Semelhante; Pátria. 11 – Seguras; Apologias.

VERTICAIS: 1 – Tolo; Guarda. 2 – Repitas; Bater. 3 – Desfrutei; Velhaca. 4 – Cegueira verbal; Estimar. 5 – Picante; Levanta. 6 – Anel; Chefe político, no Oriente. 7 – Possui; Corrigi. 8 – Paixão; Coligação. 9 – Fulmino; Dinheiro [fig.]. 10 – Abundante; Guarnecera de asas. 11 – Culpa; Ardências.

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Março, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores. Divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário