A minha Lista de blogues

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Palavras cruzadas com história - Ricardo Reis

Quem é Ricardo Reis? Como nasceu esta personagem, como como foi o processo de criação deste nome na heteronimia do poeta Fernando Pessoa?

A génese do heterónimo Ricardo Reis é dada pelo próprio poeta da Mensagem na famosa carta que ele dirigiu ao seu amigo Adolfo Casais Monteiro, em 13 de Janeiro de 1935. 

Acompanhemos os passos do criador ao longo da carta, "Ricardo Reis nasceu em 1887 (não me lembro do dia e mês, mas tenho-os algures), no Porto, é médico e está presentemente no Brasil".

Educado num colégio jesuíta, Ricardo Reis é "como disse, médico; vive no Brasil desde 1919, pois se expatriou espontaneamente por ser monárquico. É, um latinista por educação alheia, e um semi-helenista por educação própria ", disse Pessoa.

Dado ao mundo o mestre Caeiro, Pessoa tratou logo "de descobrir - instinta e subconscientemente -uns discípulos". Escreveu, então, ele, "arranquei do seu falso paganismo o Ricardo Reis latente, descobri-lhe o nome, e ajustei-o a si mesmo, porque a essa altura já o via".

Caracterizando ainda melhor, acrescentou Fernando Pessoa, "Esboçara-se-me, contudo, numa penumbra mal urdida, um vago retrato da pessoa que estava a fazer aquilo. (Tinha nascido, sem que eu soubesse, o Ricardo Reis)".

Eis Ricardo Reis, pagão, médico, latinista, que se expatriou para o Brasil, em 1919, por ser monárquico. O Ricardo Reis das Odes plácidas, serenas, sem esperança, resignadas...

O desafio deste mês é resolver este passatempo de Palavras-Cruzadas e, no final, descobrir uma citação que consta de um poema de Ricardo Reis (cinco palavras, todas na horizontal).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Grupo de camelos; Preposição que introduz expressões que exprimem direcção. 2 – Dente queixal [region.]; Revelas. 3 – Habita; Espécie de sereia dos rios e dos lagos, na mitologia dos índios do Brasil [pl.]. 4 – Andar, Condiga. 5 – Prova; Nome da décima sétima letra do alfabeto grego que corresponde ao r. 6 – Ente; Boato [fig.]; Regressar. 7 – Terceira nota musical; Considerável. 8 – Interjeição que exprime alegria; Existe. 9 – Besuntei; Estimas. 10 – Completo; Sopro. 11 – Celebrar; Partidas.

VERTICAIS: 1 – Corrupção [fig.]; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de igual. 2 – Paixão; Interjeição que exprime admiração; Singular. 3 – Acontecer; Doutor [abrev.]; Orca [region.]. 4 – Interjeição usada para saudar; Possuir. 5 – Ali; Inquietei. 6 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ponta; Sufixo nominal que entra na formação de muitos substantivos, especialmente os que designam artes; Cólera. 7 – Glutona; Obra [abrev.]. 8 – Equivalente; Momento presente. 9 – Sulcar; Divisa; Desgraça. 10 – Chefe político, no Oriente; Graceja; Curo. 11 – Aquelas; Fino.

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Maio, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores. Divirtam-se! Boa sorte! 


Sem comentários:

Enviar um comentário