A minha Lista de blogues

domingo, 21 de junho de 2015

Palavras Cruzadas com história-Manuel da Fonseca

Manuel da Fonseca é o escritor português do século XX, cujo nome era pedido com a resolução do Passatempo do mês de Junho. 

Manuel da Fonseca nasceu em Santiago do Cacém em 1911 e morreu em Lisboa, em 1993. Fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e é considerado por muitos como um dos melhores escritores do neo-realismo português. Nas suas obras, carregadas de intervenção social e política, relata, como poucos, a vida dura do Alentejo e dos alentejanos.

Era membro da Sociedade Portuguesa de Escritores, quando esta atribuiu, em 1965, o Grande Prémio da Novelística a José Luandino Vieira pela sua obra "Luuanda", o que levou ao encerramento desta instituição e à detenção de alguns dos seus membros na prisão de Caxias. Episódio que esteve na origem, também, da suspensão, por 6 meses, do "meu" Jornal do Fundão.

Manuel da Fonseca foi um escritor muito produtivo. É autor de poesia, contos, romances, crónicas, argumentos de filmes, peças de teatro. 

Na prosa, destaque para os romances "Cerromaior" (1943) e "Seara de Vento" (1958) e para o livro de contos "O Fogo e as Cinzas" (1951). Os seus contos e romances decorrem quase sempre no Alentejo, mas poderiam muito bem ser transportados para outros ambientes com contradições sociais.

Na poesia, relevo para "Planície" (1941) e "Poemas Dispersos"(1958), que devemos guardar como autênticos tesouros. Uma poesia com pessoas e pessoas com nomes. Quem não conhece o poema "Mataram a Tuna!", Zé Jacinto com a exuberante irreverência da sua Marcha Almadanim? E quem não conhece o poema "Estradas", a doce Nena dos Montes Velhos? 

Eu acho que aqueles não leram estes dois poemas, pelo menos uma vez na vida, devem ir para a cadeia. Meus amigos, é crime! 

Bem, a solução completa do passatempo deste mês é a seguinte:


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
A
R

O
G
M

M
A
M
O
2
M
A
N
D
R
I
A

R
O
R
3
O

O
R
A
L

N
O
R
A
4

A
S
E
M

C
E
U

C
5
U
F

S
A
C
A
M

E
U
6
L
I
O

D
O
R

V
I
L
7
C
M

N
A
R
R
E

D
O
8
E

P
U
S

A
S
C
O

9
R
A
I
A

E
S
T
O

D
10
A
L
A

C
I
C
I
A
R
A
11
S
O
R
A

S
O
A

I
R

Recebi respostas de: Aleme, Anjerod, António Amaro, Antoques, Arjacasa, Baby, Caba, Corsário, El-Nunes, Elvira Silva, Filomena Alves, Homotaganus, Horácio, Jani, João Alberto Bentes, João Carlos Rodrigues, João Rodrigues, Joaquim Pombo, José Bernardo, Lindamor, Mafirevi, Magno, Manuel Amaro, Manuel Caleiro, Manuel Carrancha, Manuel Ramos Pereira, Mister Miguel, Olidino, Osair Kiesling, Ricardo Campos, Rui Gazela, Russo, Salete Saraiva e Virgílio Atalaya.

Um agradecimento especial para o Manuel Caleiro, meu amigo e companheiro no Grupo de Leitura na Casa Roque Gameiro, na Amadora, que me deu a sugestão para o passatempo deste mês.

A todos os outros que participaram, também o meu obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário