A minha Lista de blogues

domingo, 5 de julho de 2015

Mia Couto, construtor da Língua Portuguesa


Mia Couto nasceu na cidade da Beira no dia 5 de Julho de 1955. Hoje, é o seu 60º Aniversário. Parabéns, construtor da Língua Portuguesa!

Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, foi publicado em 1992. Foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabué. 

A narrativa decorre em Moçambique, ao tempo da Guerra Civil (1976-1992). País devastado pela guerra. Começa assim,

«Naquele lugar, a guerra tinha morto a estrada. Pelos caminhos só as hienas se arrastavam, focinhando entre cinzas e poiras. A paisagem se mestiçara de tristezas nunca vistas, em cores que se pegavam à boca. Eram cores sujas, tão sujas que tinham perdido toda a leveza, esquecidas da ousadìa de levantar asas pelo azul. Aqui, o céu se tornara impossível. E os víventes se acostumaram ao chão, em resignada aprendizagem da morte.

A estrada que agora se abre a nossos olhos não se entrecruza com outra nenhuma. Está mais deitada que os séculos, suportando sozinha toda a distância. Pelas bermas apodrecem carros incendiados, restos de pilhagens. Na savana em volta, apenas os embondeiros contemplam o mundo a desflorir.

Um velho e um míudo vão seguindo pela estrada. Andam bambolentos como se caminhar fosse seu único serviço desde que nasceram. Vão para lá de nenhuma parte, dando o vindo por não ido, à espera do adiante. Fogem da guerra, dessa guerra que contaminara toda a sua terra. Vão na ilusão de, mais além, haver um refúgio tranquilo. Avançam descalços, suas vestes têm a mesma cor do caminho. O velho se chama Tuahir. E magro, parece ter perdido toda a substância. O jovem se chama Muidinga.[…]»

Mia Couto, in “Terra Sonâmbula”

Um livro absolutamente imperdível!

Sem comentários:

Enviar um comentário