A minha Lista de blogues

terça-feira, 21 de julho de 2015

Palavras Cruzadas com história-Manuel Ferreira

"Hora di Bai" é o nome do romance do escritor Manuel Ferreira que era pedido com a resolução do Passatempo do mês de Julho.

Nesta sua obra, aos temas recorrentes na literatura de Cabo Verde - a fome e a migração (ou emigração) - Manuel Ferreira acrescenta um terceiro: a música.

Os temas da fome e do constante drama da migração são aqui permeados pela música e pelas mornas de Cabo Verde. Aliás, o próprio título da obra, que significa hora da partida ou da despedida (Até ver!, Adeus!), reflecte os versos de uma morna de Eugénio Tavares.

A solução completa do passatempo deste mês é a seguinte:



1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
C
L
A
M
O

F
L
A
M
A
2
H
O
R
A

F
E
I
T
O
R
3
A
B
A
L
A
R

A
E
R
O
4
M
A
R

M
I
A

I
A
M
5
A
T

A
P
O
N
T
A

A
6

O
S
G
A

O
U
S
A

7
U

A
I
R
O
S
A

D
I
8
B
A
I

O
R
I

A
M
A
9
E
T
E
R

C
A
R
P
I
R
10
R
A
T
E
I
A

I
O
T
A
11
O
R
A
I
S

U
R
R
O
S

Recebi respostas de: Aleme; Anjerod; António Amaro; Antoques; Arjacasa; Bábita Marçal; Baby; Caba; Corsário; El Nunes; Filomena Alves; Homotaganus; Horácio; Jani; João Alberto Bentes; João Carlos Rodrigues; João Rodrigues; Joaquim Pombo; José Bernardo; Mafirevi; Magno; Manuel Carrancha; Manuel Ramos; Mister Miguel; Olidino; Osair Kiesling; Paulo Freixinho; Ricardo Campos; Rui Gazela; Russo; Salete Saraiva; Virgílio Atalaya.

Um agradecimento especial para o João Carlos Rodrigues, meu amigo e camarada da guerra, que me deu a sugestão para o passatempo deste mês.

A todos, obrigado! Bai!!!

2 comentários:

  1. ainda não conhecia este mais um para colocar aquele abraço meu amigo

    estimados e ilustres amigos para o JARTUR como se pode desejar um FELIZ NATAL numa hora destas? aqui vai aquele abraço para ti meu querido amigo, não só pra ti para todos vós, acho que acabei agora e não falta nada

    http://ricardoma1.comunidades.net/

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. Este passatempo é publicado sempre no primeiro dia de cada mês e julgo que o meu amigo conhece bem alguns dos participantes ali mencionados. Atrevo-me a fazer um convite. Não quer participar também? Um abraço.

    ResponderEliminar