A minha Lista de blogues

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Palavras Cruzadas com história - Mariano Calado

O passatempo do mês de Setembro é da autoria do meu amigo Emanuel Magno, o que é, para mim, um motivo de grande orgulho. Obrigado, amigo, por ter aceitado o meu convite. Tem a palavra...

«Nascido em Almeirim, a 10 de Junho de 1928, Mariano Calado vai com os pais viver para Peniche nos últimos meses de 1929. Aqui faz a Primária e o Liceu em Santarém, cursos algumas vezes interrompidos por motivos de saúde — doença óssea que o retém durante três anos num tabuleiro-cama, obrigando-o a fazer helioterapia, em Peniche. Em 1952, ingressa nos quadros do BNU em Lisboa, e, em 1959, participa no abortado «Golpe da Sé», o que irá levá-lo às cadeias do Aljube e de Caxias. No Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), licencia-se em Psicologia Social, em 1968, e em Psicologia Social e das Organizações, em 1986, e conclui o Mestrado em História Regional e Local, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1999. Após a reforma da Banca em 1989, torna-se docente.

Apaixonado pela literatura e investigação histórica desde muito jovem, é, porventura, o maior divulgador da historiografia de Peniche. O seu nome faz parte da toponímia das avenidas da cidade. A sua primeira obra poética surge em 1955, a que se seguem outras cinco, a última publicada em 2008. No campo da investigação, publica seis títulos, onde se inclui «Peniche na História e na Lenda» (1962), de onde é extraída a história da origem da expressão «Amigo de Peniche» por vários autores. Na literatura ficcional, publica quatro obras infanto-juvenis, além de uma biografia (1987). A verve poética de Mariano Calado, homem de causas e combates, está patente, também, em diversas publicações e intervenções. 

Aqui fica a merecida homenagem a este grande amigo e charadista, com uma história de vida deveras impressionante.

O desafio deste mês é, pois, resolver este passatempo de Palavras-Cruzadas e, no final, descobrir o título de um dos seus livros de poesia (três palavras na horizontal).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 - Tinja; Espécie de podoa usada no Douro [regionalismo]. 2 - Sulque; Parídeos. 3 - Seculares; Qualquer navio. 4 - Despovoar; Larga. 5 - Grito de alegria; Torpes; Símbolo de amerício. 6 - Contracção de + os; Criatura; Guarneço de asas. 7 - O resto [ant.]; Grande quantidade [pop.]; O [arc.]. 8 - Marca; Mendigo. 9 - Volta; Vicentes [pop.]. 10 - Os ratos; Planta aromática, lenhosa na base, pertencente à família das Labiadas… 11 - Mudez adquirida; Alguém. 

VERTICAIS: 1 - Primeiro dia de cada mês do antigo calendário romano; Símbolo de rádio. 2 - Rogar; Olivedo. 3 - Brumas; Pão-de-ló de formato pequeno [regionalismo]. 4 - Baixa; Enfiada. 5 - Semelhante; Resplendor; Graceja. 6 - Animação [fig.]; Notar; Rema em sentido contrário para retroceder. 7 - Ataque; Imaginar; Sove. 8 - Variedade de palmeiras [pl.]; Abreviatura de euro. 9 - Partidas; Peixe muito jovem. 10 - Marinheiros; Notícia. 11 - Essas; Carinhosas.»

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Setembro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário