A minha Lista de blogues

domingo, 20 de dezembro de 2015

Ao meu encontro

Coração do Dia

Olhas-me ainda, não sei se morta:
desprendida
de inumeráveis, melancólicos muros;
só lembrada
que fomos jovens e formosos,
alados e frescos e diurnos.

De que lado adormeces?
Alma: nada te dói?
Não te dói nada, eu sei;
agora o corpo é formosura
urgente de ser rio:
ao meu encontro voa.

Nada te fere, nada te ofende.
Numa paisagem de água,
tranquilamente,
estende os teus ramos
que só a brisa afaga.
A brisa e os meus dedos
fragrantes do teu rosto.

Mãe, já nada nos separa.
Na tua mão me levas,
uma vez mais,
o bosque onde me sento
à tua sombra.
- Como tu cresceste! -
suspiras.

Alma: como eu cresci.
E como tu és
agora
pequena, frágil, orvalhada.

Eugénio de Andrade, in “Coração do Dia”

Sem comentários:

Enviar um comentário