A minha Lista de blogues

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Devaneios cruzadísticos - Eugénio de Andrade

Se fosse vivo, o poeta Eugénio de Andrade faria 94 anos no próximo dia 19 deste de mês de Janeiro de 2017. Morreu na cidade do Porto a 13 de Junho de 2005, após uma doença neurológica prolongada. 

Quando se soube da morte de Eugénio, dobraram sinos na Póvoa de Atalaia, vizinha da minha aldeia natal. Aqui nasceu o poeta, a 19 de Janeiro de 1923, de um amor juvenil. A mãe, Maria dos Anjos, era filha de trabalhadores modestos. O pai, de família proprietária e mais abastada, partiu para Lisboa, sem casar nem perfilhar o filho. Mais tarde,  o casamento veio a realizar-se, não durou muito, e quando o pai se dispôs a perfilhá-lo, o filho recusou.

Eugénio de Andrade fez da mãe a presença central da sua poesia, de onde o pai está quase ausente, esse pai a quem em entrevistas apenas se refere como "o senhorito do Monte da Ribeira da Orca".

Foi funcionário público desde 1947, exercendo durante 35 anos as funções de Inspector Administrativo do Ministério das Saúde. Uma transferência de serviço levá-lo-ia a instalar-se na cidade de Garrett em 1950, onde viveu até ao último dia da sua vida.

Apesar do seu enorme prestígio nacional e internacional, decorrente das inúmeras distinções e dos muitos prémios que recebeu, Eugénio de Andrade sempre viveu distanciado da chamada vida social, literária ou mundana.

Como alguém já escreveu, ler a poesia de Eugénio de Andrade é passar a alma por água limpa.

Convido os meus amigos a solucionar este passatempo de palavras-cruzadas e, no final, encontrar o nome de um livro de poemas (2 palavras todas na horizontal) do poeta português Eugénio de Andrade (1923 – 2005).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Aqui; Gelo. 2 – Vazia; Descalço; Manipular. 3 – Irmã [coloquial]; Calunia. 4 – Madre; Interjeição usada para interromper; Prefixo que exprime a ideia de movimento. 5 – Causa. 6 – Efectivo; Vida de vadio [popular]. 7 – Respeitante. 8 – Sufixo nominal, de origem latina, que exprime a ideia de semelhança; Sopro; Luminoso [figurado]. 9 – Estabeleces; Cura. 10 – Adoração; Estás; Gracejar. 11 – Mesquinho; Lava áspera e escoriácea constituída por fragmentos irregulares.

VERTICAIS: 1 – Ordinário; Beldades [figurado]. 2 – Seguir; Desgasto. 3 – Argolas de âncora; Estilo. 4 – Campo de estudo [figurado]; Fugi alucinadamente [regionalismo]. 5 – Prefixo que exprime a ideia de privação; Envolvera. 6 – A massa popular [figurado]; Acho. 7 – Prestígio; Escândio [simbolo químico]. 8 - Númen; Modas.– Sufixo nominal de origem latina, que ocorre em substantivos femininos que designam cargo; Esmaltar de azul. 10 – Goma resinosa obtida de muitas árvores do Oriente; Estrago. 11 – Ermida fora do povoado; Mentira [figurado].


Clique  Aqui  para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Janeiro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.

Vemo-nos em breve? 

Sem comentários:

Enviar um comentário