A minha Lista de blogues

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Lembrando, neste dia, Cesário Verde que nasceu na cidade de Lisboa no dia 25 de Fevereiro de 1855, num poema em que o poeta nos brinda com uma mulher mulher fatal, frívola, calculista...

Cinismos

Eu hei de lhe falar lugubremente 
Do meu amor enorme e massacrado, 
Falar-lhe com a luz e a fé dum crente. 

Hei de expor-lhe o meu peito descarnado, 
Chamar-lhe minha cruz e meu Calvário, 
E ser menos que um Judas empalhado. 

Hei de abrir-lhe o meu íntimo sacrário 
E desvendar a vida, o mundo, o gozo, 
Como um velho filósofo lendário. 

Hei de mostrar, tão triste e tenebroso, 
Os pegos abismais da minha vida, 
E hei de olhá-la dum modo tão nervoso, 

Que ela há de, enfim, sentir-se constrangida, 
Cheia de dor, tremente, alucinada, 
E há de chorar, chorar enternecida! 

E eu hei de, então, soltar uma risada. 

Cesário Verde l O Livro de Cesário Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário