A minha Lista de blogues

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Devaneios cruzadísticos-Camilo Castelo Branco

"O Bem e o Mal" é o nome do livro do escritor português Camilo Castelo Branco, pedido com a resolução do passatempo do mês de Junho de 2017.


Foi escrito em 1863, um ano antes Camilo publicara um dos seus romances mais apreciados - "Amor de Perdição". Depois desta obra e, ainda, de "Memórias do Cárcere" escrita no mesmo ano, Camilo brindou o seu público, nesse ano de 1863, com o romance "O Bem e o Mal". O que nos convida sempre a ler Camilo é, antes de mais, o seu extraordinário dom narrativo. Um pequeno extracto deste "O Bem e o Mal":

[...O homem foi sempre mau; será mau até ao fim. A sociedade parece melhor do que foi, olhada colectivamente: é parte nisto a lei, e, grande parte o cálculo. Cada indivíduo se constrange e enfreia no pacto social para auferir as vantagens de o não romper; porém, o instinto de cada homem, em comunidade de homens, está de contínuo repuxando para a desorganização. Eu aceito, como puros, os corações formados na solidão, a não se dar a segunda hipótese do provérbio, que disse: homem sozinho, das duas uma: ou Deus ou bruto. [...]

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
C
A
U
S
A
A
Z
E
D
A
2
O
M
E
R
E
C
E
S
C
3
I
L
D
A
N
A
R
T
H
4
S
E
L
A
R
T
O
A
R
A
5
A
G
E
A
M
O
B
E
M
6
U
S
E
O
B
O
M
7
D
A
C
A
R
R
O
E
M
8
E
N
O
R
T
E
A
R
O
9
I
D
O
M
A
L
O
V
E
10
T
A
M
A
L
H
A
A
R
11
A
R
R
A
S
A
L
I
S
A

Respostas de: Aleme; António Amaro; Antoques; Arjacasa; Bábita; Baby; Caba; Corsário; Dupla Algarvia (Anjerod e Mister Miguel); El-Nunes; Fumega; Gilda Marques; Homotaganus; Horácio; Jani; João Bentes; João Carlos Rodrigues; Joaquim Pombo; José Bento; José Bernardo; Lurdes Polido; Mafirevi; Magno; Magriço; Manuel Amaro, Manuel Carrancha; Manuel Ramos; My Lord; Olidino; Osair Kiesling; Paulo Freixinho; Raquel Atalaya; Ricardo Campos; Rui Gazela; Russo; Salete Saraiva e Virgílio Atalaya.

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário